Você já tinha ouvido falar sobre RMI? Essa sigla é muito comum na vida de quem está em planejamento ou, ainda, já conseguiu uma concessão de benefício do INSS.
Mais do que isso, aquelas três letras correspondem ao valor que você, como segurado, começará a receber ou já recebe. Dessa forma, é imprescindível ficar por dentro do assunto…
Sugiro que você entenda como calcular a renda inicial e, ainda, que tenha consciência de que o valor inicial — muitas vezes — pode ser revisto.
Entenda os detalhes neste conteúdo que preparei para você!
O que é a RMI?
A RMI (Renda Mensal Inicial) é um termo utilizado pelo INSS para definir a quantia que uma pessoa irá receber em seu primeiro pagamento ao se aposentar ou conseguir outros tipos de benefícios.
A partir dessa quantia, calcula-se o valor das próximas parcelas, que podem sofrer alterações por diversos motivos, como por readequação do salário-mínimo.
Por ser um assunto muito importante, é fundamental que todos que estejam vinculados ao INSS saibam mais o termo em pauta e, ainda, como fazer o cálculo do primeiro pagamento do benefício.
A RMI é a mesma para todos os segurados?
Não, a renda inicial paga não é igual para todos os beneficiários.
Os valores variam bastante, conforme as características do benefício em questão e, ainda, de acordo com o histórico profissional de cada pessoa.
Ou seja, quais atividades ela exerceu e quais foram os respectivos salários das atividades.
Qual a diferença entre RMA, MR e RMI do INSS?
Eu entendo que, muitas vezes, as pessoas tenham dúvidas e, até mesmo, confundam os termos do INSS — afinal, são muitas siglas e até meio parecidas.
Então, vou esclarecer a diferença entre aqueles termos.
RMA é a Renda Mensal Atual e corresponde ao valor que o segurado passa a receber após o primeiro pagamento do benefício. Isso porque a Renda Mensal Inicial, posteriormente, sofre readequação de valores, conforme a tabela do INSS.
Então, primeiramente, o beneficiário recebe a Renda Mensal InicialI, depois, essa renda passa a ser RMA.
A MR é Mensalidade Reajustada e corresponde ao mesmo conceito da RMA.
Como calcular a Renda Mensal Inicial do INSS?
A Renda Mensal Inicial pode ser calculada por meio da seguinte fórmula:
RMI (Renda Mensal Inicial) = SB (salário de benefício) x % (coeficiente de cálculo).
Sendo assim, o primeiro passo é saber qual é o seu salário de benefício (base de cálculo do valor). Depois, você deve conferir qual é o valor percentual do seu benefício, especificamente.
Por fim, após colher essas informações, basta aplicar aquela fórmula.
Fator previdenciário
Além de tudo, saiba que o seu benefício varia conforme o fator previdenciário. “Mas, afinal, o que isso significa?”. Explico…
O fator previdenciário é uma fórmula matemática que leva em conta diferentes fatores, como:
- idade;
- tempo de contribuição;
- expectativa de vida.
Como a idade e o tempo de contribuição influenciam a RMI?
Sim, idade e tempo são fatores que influenciam muito a Renda Mensal Inicial. Basicamente, quanto maiores esses fatores, maior será a renda inicial.
Isso acontece porque, como dito no parágrafo anterior, — para o cálculo do benefício, o INSS leva em conta o tempo de contribuição e a expectativa de vida do trabalhador.
Quais são os requisitos para ter direito à Renda Mensal Inicial?
A Renda Mensal Inicial faz parte do cálculo dos beneficiários que conseguiram diferentes concessões do INSS, como a aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença, Pensão por Morte, enfim.
Como solicitar a RMI?
A renda inicial paga no mês, lembrando, é o primeiro pagamento de determinado benefício previdenciário, como aposentadoria, pensão por morte, dentre outros.
Sendo assim, para você passar a receber um benefício do INSS e, com isso, ter a sua Renda Mensal Inicial e as posteriores (Renda Mensal Atual), é necessário entrar com um pedido de concessão de benefício ao INSS.
Nesse processo, também devo te lembrar que um planejamento previdenciário faz toda a diferença.
Esse processo oferece todo o auxílio para que você tenha um planejamento que, dependendo do caso, evite possíveis prejuízos beneficiários.
Pedir a revisão mensal é sempre uma boa opção? Saiba quando pedir
A análise da renda mensal pode ser pedida tanto para quem ainda não se aposentou, como para quem já é segurado do INSS.
No primeiro caso, é fundamental avaliar quais regras de aposentadoria que podem te proporcionar um valor mensal melhor.
Já para quem já está aposentado ou recebe outros tipos de benefícios, a revisão pode ser imprescindível para corrigir erros de cálculo do próprio INSS.
De todo modo, o planejamento previdenciário e qualquer pedido de revisão precisam ser feitos por quem, de fato, entende do assunto. É por isso que recomendo o nosso trabalho, da ABL Advogados.
Nós somos especialistas em Direito Previdenciário, desse modo, podemos te ajudar a avaliar quais alternativas têm o potencial de te proporcionar o melhor benefício do INSS
Conclusão
Neste conteúdo, você viu o que significa a Renda Mensal Inicial. O mais importante, agora, é fazer o seu planejamento previdenciário ou, se for o caso, pedir a revisão do seu benefício.
Lembrando que nós, da ABL Advogados, entendemos tudo sobre renda mensal do INSS, dentre tantos outros aspectos previdenciários.
Então, conte com a sabedoria e auxílio de quem já ajudou inúmeras pessoas a conseguirem o melhor benefício do INSS!