PLANEJAR SUA APOSENTADORIA PODE TE TRAZER BENEFÍCIOS FINANCEIROS E UM FUTURO MAIS TRANQUILO

O adiamento da votação da Reforma da Previdência pode ser uma oportunidade para quem deseja se aposentar. É o momento certo de planejar a aposentadoria, saber se precisa contribuir mais para ter um valor melhor no futuro. A Cida conta como o marido dela conseguiu planejar uma aposentadoria melhor com planejamento e orientação.

 

Olá, lembra de mim?

Sou a Cida, que tinha dúvidas sobre a minha aposentadoria. Contei para você a minha história, das dúvidas que tinha para me aposentar. Hoje vou contar a história do meu marido, Mário.

Ele está planejando sua aposentadoria. Trabalhou tanto, e agora está chegando o momento de aproveitar tudo aquilo que ele batalhou tanto para ter.

Mas, assim como no meu caso, ele também teve dúvidas quando viu a proposta da Reforma da Previdência, bateu o medo, e se ele perdesse tudo aquilo que tinha contribuído? Como seria o futuro, com um valor bem menor do que aquele que ele merece ter?

Quando ele soube da proposta, correu para o INSS para agendar seu pedido de aposentadoria. Ele já tem idade para se aposentar, por isso achou melhor não perder tempo e já pedir sua aposentadoria, antes que a regra mudasse. Mas lembrei do meu caso, em que o adiamento da Reforma da Previdência alterou a minha aposentadoria e resolvi aconselhá-lo.

Será que valeria a pena pedir a aposentadoria mesmo com esse adiamento da votação da Reforma? Ela provavelmente ficará para o próximo ano, devo me preocupar neste ano em que o Brasil está preocupado com a eleição presidencial e não mais com o INSS?

Lembrei do conselho do meu filho e procurei novamente o Dr. Thiago Luchin, especialista em direito previdenciário da ABL Advogados. Meu marido não merecia perder nenhum centavo depois que se aposentasse, e sabia que o doutor defenderia o direito dele.

O Dr. Thiago me explicou que, com a chegada da Reforma da Previdência, aumentaram os pedidos de aposentadoria. Mas que o adiamento da votação era uma oportunidade para meu marido de planejar melhor sua aposentadoria e que, talvez, aquele não fosse o momento certo para ele se aposentar.

“Quando a discussão da reforma da Previdência começou, aumentou o número de pedidos de aposentadoria. Muita gente se aposentou no momento errado e não recebeu o benefício que esperava”, explicou.

Mas, o que fazer? Thiago nos orientou:

É o momento de planejar a aposentadoria para saber se vale a pena pedir o benefício. Fazer um planejamento mostra o momento correto para ter um benefício mais vantajoso. Isso é fundamental. Você já atingiu o tempo mínimo de contribuição e já pode se aposentar, mas se conseguir aguardar ou atingir novos requisitos, pode ter uma aposentadoria financeiramente melhor”.

Só que meu marido Mário já havia feito o agendamento, e mesmo sem ter sido atendido, estava com medo de se aposentar com um valor menor. Mas o especialista nos acalmou com uma informação importante: quem já fez o agendamento, mas percebeu que compensa esperar, pode cancelar o agendamento no próprio INSS. Apressar o pedido pode causar prejuízos irreversíveis.

E assim meu bem resolveu esperar um pouco mais, e se aposentar por tempo de contribuição. Um pouquinho a mais de tempo que ele aguente vai trazer um benefício bem maior lá na frente, e um futuro mais tranquilo para a nossa família. Percebi a importância de realizar o planejamento de aposentadoria com um especialista, pois este serviço irá nos render uma velhice mais digna.

Tags:

  • aposentadoria,
  • INSS,
  • planejamento de aposentadoria,
  • Thiago Luchin

Podemos ajudá-lo?

Mande uma mensagem e descubra como podemos te ajudar.