Saber o que é a qualidade de segurado é extremamente importante para sua vida, vou explicar o porquê.
Mas, antes, vale lembrar que a previdência social é um escudo de proteção que oferece aos cidadãos a segurança necessária durante situações de vulnerabilidade, como doenças, idade avançada e maternidade, entre outras.
É justamente aqui que entra o conceito em foco, que pode determinar o acesso a tais benefícios. Mas, claro, não é “apenas” isso, há muito mais para descobrir sobre o assunto.
Então, preparei este conteúdo — muito rápido e objetivo no modo perguntas e respostas — para oferecer um guia completo, além de dicas essenciais para se manter elegível aos benefícios do INSS.
Boa leitura!
Aproveite para ler também: Afinal, vale a pena pedir a revisão de aposentadoria? Tire sua dúvida com a ABL Advogados
O que é qualidade de segurado?
Esse termo refere-se à condição que o cidadão tem, quando cumpre determinados requisitos, elegível para usufruir dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Observação: para isso, o cidadão tem que estar devidamente inscrito no sistema previdenciário e realizar contribuições regularmente.
Agora, qual a diferença entre inscrição e filiação ao INSS?
Filiação é o vínculo automático que se estabelece com a Previdência Social, quando uma pessoa inicia sua atividade profissional remunerada.
Já a inscrição significa registrar-se formalmente junto ao INSS, geralmente, vinculado à primeira contribuição feita à previdência.
Preciso destacar que ter uma inscrição é essencial para o reconhecimento como segurado e para a manutenção de registros atualizados.
Outra dúvida comum: qual a diferença entre qualidade de segurado e período de graça?
Ter a qualidade como segurado significa estar ativo no sistema do INSS, ou seja, no período em que há a contribuição, ou se está recebendo determinado benefício no momento.
O período de graça, por outro lado, é o intervalo de tempo em que a pessoa, mesmo sem contribuir, ainda mantém a qualidade em questão.
Como adquirir e manter a qualidade de segurado?
Para adquirir essa qualidade é necessário que o indivíduo se inscreva no INSS e efetue suas contribuições. Isso pode se dar em diversas categorias, como empregado, autônomo ou contribuinte individual.
A manutenção é garantida quando, após a inscrição, o cidadão continua fazendo contribuições periódicas para o INSS. Ou seja, a regularidade dessas contribuições é o que assegura a manutenção do status de segurado.
Quantos meses de contribuição é preciso ter para adquirir a qualidade em questão?
Para a maioria dos benefícios, como, por exemplo, o auxílio-doença, o segurado precisa possuir no mínimo 12 contribuições mensais.
Mas, apesar disso, há exceções em que o benefício é concedido independentemente do número de contribuições, como no caso do seguro-desemprego.
Dessa forma, o que indico é sempre conferir o período de carência específico para cada tipo de benefício, tudo bem?
E como manter a qualidade de segurado?
Manter a qualidade em questão é simples: continuar contribuindo. Para o trabalhador formal, isso é feito automaticamente pelo empregador. Já os autônomos e contribuintes individuais devem se organizar para manter o pagamento em dia.
Como recuperar a segurança concedida pelo INSS?
Caso a pessoa perca essa condição, para recuperá-la é só voltar a contribuir. Simples assim! A partir da primeira nova contribuição, reativa-se a proteção da previdência, mas, alguns benefícios só serão acessíveis após uma nova carência.
Como fica a qualidade de segurado durante recebimento de benefício?
Funciona assim: enquanto o segurado estiver recebendo algum benefício do INSS, como aposentadoria ou auxílio-doença, ele mantém a sua qualidade de segurado, sem necessidade de contribuições adicionais durante esse período.
Por fim, mas não menos importante: o que é qualidade de dependente do segurado?
Qualidade de dependente do segurado é a condição atribuída aos familiares ou equivalente que dependem economicamente do segurado, como cônjuges, filhos menores de 21 anos ou inválidos, e pais que comprovem a dependência.
Isso então permite que os contribuintes possam solicitar benefícios em decorrência de seu vínculo com o segurado.
Entre em contato com nosso escritório agora mesmo!
Conclusão
Neste conteúdo, mostrei as principais dúvidas e respostas sobre qualidade de segurado.
Volto a destacar que compreender esse assunto é vital para garantir a segurança previdenciária.
O conhecimento sobre a qualidade em pauta é um investimento direto no seu patrimônio mais valioso: a sua tranquilidade. A manutenção dessa qualidade é um ato de responsabilidade não só com o seu próprio futuro, mas, também, o de seus dependentes.
Nesse sentido, recomendo fortemente que os trabalhadores mantenham suas contribuições em dia e estejam atentos às regras do INSS para garantir o acesso aos benefícios quando mais necessitarem.
Lembre-se: a previdência é uma parceria contínua, em que sua contribuição é o que sustenta a sua segurança e bem-estar em momentos cruciais da vida.
Não deixe para buscar essas informações apenas nos momentos de urgência. Mantenha-se informado e preparado para qualquer eventualidade, garantindo, assim, a proteção necessária oferecida pelo INSS!