Serviços

Benefício Indeferido INSS: Como proceder? Rio Claro

QUAIS CAMINHOS TOMAR QUANDO A APOSENTADORIA É NEGADA?

Diariamente recebo no escritório segurados que tiveram seu benefício previdenciário negado pelo INSS. Os casos são diversos: trabalhadores incapazes onde a perícia constatou a capacidade, quem trabalhou exposto a insalubridade e não teve o período reconhecido, vínculos na CTPS que não foram considerados pela ausência de recolhimento, necessidade de novas provas documentais, pensões por morte onde o INSS não reconhece a união da viúva, dentre muitos outros.

Quando o benefício é indeferido o INSS envia uma notificação informando que não foi possível atender o pedido do segurado, e expõe os fundamentos da negativa. Porém, geralmente a questão é técnica e exige estudo e análise aprofundada para saber qual o caminho tomar.

Devo recorrer?
Devo esperar, juntar novos documentos médicos e requerer nova perícia?
Devo ingressar com uma ação judicial?
Devo desistir?

Eu consideraria a ultima hipótese apenas no caso de após a análise do pedido e posteriormente da fundamentação do INSS, ficar comprovado que o direito ao benefício não existe. Ex: o segurado possui tempo de contribuição menor do que o exigido por lei em seu CNIS, e não possui qualquer documento que comprove o contrário. Ou até mesmo o caso de um segurado exposto a ruído, que busca a conversão do período especial porém seu PPP indica que o trabalhador estava exposto a nível inferior ao direito ser caracterizado.

Depoimentos de nossos clientes

Podemos ajudá-lo?

Mande uma mensagem e descubra como podemos te ajudar.