ABL Advogados

Blog

Decidi me aposentar. Qual o valor do meu benefício?

Assim como eu, acredito que você tenha dúvidas sobre o VALOR DO BENEFÍCIO no momento de pedir sua Aposentadoria.

Não é fácil fazer esse cálculo, porque ele depende de alguns fatores, como o tempo de contribuição com o INSS ou a idade. E tem uma regra, chamada 85/95, o fator previdenciário… São várias determinações, que eu vou tentar te explicar.

Hoje a fórmula de cálculo muda de acordo com o tipo de aposentadoria, se é por idade ou por tempo de contribuição.

Quem pede aposentadoria por tempo de contribuição e se encaixa na regra 85/95 tem direito ao valor integral da aposentadoria.

Ficou na dúvida sobre esta regra? 85/95 é a soma da idade com o tempo de contribuição para mulheres (85) e homens (95). Quem não se encaixa nessa regra, se aposenta pelo fator previdenciário, o que diminui o valor do benefício.

Aquela que se aposenta por idade recebe 70% da média salarial. E, para cada ano de contribuição, ganha 1 ponto percentual.

Se a Reforma da Previdência for aprovada (a votação da Reforma está parada na Câmara dos Deputados), nem o fator previdenciário, e nem mesmo a fórmula 85/95 vão existir mais. Vai funcionar assim: se você tiver, no mínimo, 15 anos de contribuição, tem direito a 60% do valor da aposentadoria. Para atingir 100%, é preciso ter 40 anos de contribuição com o INSS. Organizei tudo numa tabela para facilitar.

15 anos de contribuição: 60% do valor

20 anos de contribuição: 65% do valor

25 anos de contribuição: 70% do valor

30 anos de contribuição: 77,5% do valor

35 anos de contribuição: 87,5% do valor

40 anos de contribuição: 100% do valor

Quando vi esses valores, tive medo. Será que perderia tudo aquilo que havia lutado para ter? Meu futuro estava ameaçado? Nesse momento conversei com o Dr. Thiago Luchin, especialista em direito previdenciário da ABL Advogados, para esclarecer minhas dúvidas.

O Dr. Thiago Luchin me acalmou dizendo que, em primeiro lugar, é preciso analisar meu histórico, os documentos e o meu perfil. Com as informações detalhadas era possível fazer os cálculos.

Ele me explicou também que, como eu já posso me aposentar se as regras da reforma forem aprovadas, eu não serei afetada pelas mudanças. Mesmo aqueles que estão na mesma situação que eu, mas não deram entrada na aposentadoria, não correm riscos.

Isso quer dizer que se você já atingiu as condições de se aposentar, vai conseguir utilizar as regras atuais.

Assista agora o vídeo sobre como se aposentar e saber o valor do benefício.

Notícias sobre planejamento de aposentadoria

Especialista fala sobre os riscos de se aposentar antes do tempoclique aqui

O receio das mudanças da Reforma da Previdênciaclique aqui

Dona de casa consegue se aposentar com menos de 15 anos de contribuição – Clique aqui

Podemos ajudá-lo?

Mande uma mensagem e descubra como podemos te ajudar.

COMPARTILHE NOSSO CONTEÚDO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS