EU E MEUS IRMÃOS NÃO CONCORDAMOS COM A DIVISÃO DOS BENS, E AGORA?

É muito corriqueiro haver discussões no momento da divisão de bens entre os herdeiros. Muitas vezes os irmãos não concordam com a forma sugerida de partilha por um dos herdeiros. E o que fazer diante dessa situação?

Caso não haja consenso entre os herdeiros acerca da divisão de bens, a saída é realizar o inventário judicial, onde será decidida a forma da partilha pelo juiz do processo.

Dessa forma, sendo os herdeiros, todos irmãos, a divisão se dará de forma igualitária, sendo todos os bens repartidos igualmente para cada herdeiro.

Nessa situação, os bens ficarão em condomínio, uma vez que todos os herdeiros são donos de cada bem herdado, de forma que todas as decisões a serem tomadas acerca dele, devem ser decididas em conjunto.

Sendo assim, a melhor saída é a busca pelo consenso entre os herdeiros, para que não haja a necessidade de um inventário judicial, que se prolonga no tempo, em razão do litígio existente.

Contudo, caso não haja esse acordo, é importante estar assistido sempre por um advogado especialista em direito de família e sucessões, para que a condução do processo seja realizada da forma mais ágil possível, buscando superar os pontos negativos do inventário judicial.

 

Podemos ajudá-lo?

Mande uma mensagem e descubra como podemos te ajudar.