Você já se perguntou quais são os documentos necessários para dar entrada no auxílio-doença do INSS?
O benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) é essencial para trabalhadores que, por motivos de saúde, encontram-se temporariamente incapacitados para realizar suas atividades regulares.
Criamos um guia completo, para que você possa entender todo o processo de solicitação (o que inclui a lista de documentos exigidos, claro).
Acompanhe a leitura e garanta o que é seu por direito com o apoio da ABL Advogados!
A importância do auxílio-doença
O auxílio-doença é fundamental para garantir que trabalhadores afastados devido a problemas de saúde tenham apoio financeiro durante o período em que estão inaptos para o trabalho.
Dessa forma, o benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante que você possa se recuperar adequadamente, sem se preocupar em perder a renda necessária para o seu sustento e o de sua família.
Observação: o termo oficial usado, atualmente, é benefício por incapacidade temporária, mas, como muitas pessoas ainda têm mais familiaridade com o nome antigo, vamos manter “auxílio-doença”, ao longo deste conteúdo. Está bem?
Como é avaliada a situação física do trabalhador para a concessão do auxílio-doença?
Durante uma perícia médica, o INSS avalia se a incapacidade do contribuinte é temporária, caso do auxílio-doença, ou permanente, quando pode ser necessário requerer uma aposentadoria por invalidez (hoje, oficialmente conhecida como benefício por incapacidade permanente).
Ou seja, durante a perícia do INSS, o médico verificará não só o seu estado físico (por meio de observação visual, ali na hora), mas também por determinados exames médicos e laudos que você deve apresentar.
Portanto, saber separar toda a documentação correta é indispensável para evitar atrasos e garantir que você receba o suporte que precisa no momento certo.
Por exemplo, não tem como o médico do INSS comprovar que uma hérnia de disco, que acomete o Sr. João da Silva, o incapacita temporariamente, se o paciente não levar exames e laudos que expressem exatamente as complicações causadas pela doença, entende?
Atenção à lista de documentos necessários para pedir o auxílio-doença
Para dar entrada no auxílio-doença do INSS, você precisará reunir os seguintes documentos:
Para contribuintes diretos
- documentos pessoais — certifique-se de ter em mãos sua carteira de identidade (RG), carteira de identidade nacional (CIN), carteira de motorista (CNH) ou carteira de trabalho (CTPS). Todos esses documentos servem para confirmar sua identidade;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF) — este documento é essencial para todas as solicitações e deve estar regularizado;
Documentos de representação legal (se aplicável)
Se você tem um representante legal, será necessário apresentar documentos como procuração, tutela, curatela ou o termo de guarda. A procuração deve seguir o modelo do INSS ou ser pública.
Passo a passo para o pedido
É possível fazer o pedido do auxílio-doença sem precisar ir até uma agência física do INSS. Todo o processo pode ser realizado on-line, por meio do site Meu INSS ou do aplicativo disponível tanto para Android quanto para iOS.
Aqui está um passo a passo para ajudá-lo:
- acessar o Meu INSS — entre no site do Meu INSS ou abra o aplicativo no seu smartphone. É preciso ter em mãos o CPF e a senha cadastrada;
- solicitar o benefício — após entrar no sistema, vá até a seção “Benefício por Incapacidade temporária e siga as instruções que o sistema fornece;
- aguardar a análise — você poderá ser chamado para uma perícia médica, quando necessário.
Também é possível obter informações sobre o andamento do seu pedido pelo telefone 135, caso tenha dificuldades no acesso remoto.
Como um advogado previdenciário pode ser fundamental para o pedido, acompanhamento e concessão do benefício previdenciário
Contar com a ajuda de um advogado previdenciário pode ser muito benéfico em várias situações.
Um advogado experiente pode garantir que toda a documentação esteja completa e correta, reduzindo a chance de erros que podem atrasar o pagamento do benefício.
Além disso, em casos de indeferimento ou contestação do INSS, o advogado pode guiá-lo durante recursos e processos judiciais, se necessário.
Saiba como a ABL Advogados pode te ajudar
Na ABL Advogados, entendemos a importância de uma orientação precisa e de confiança durante o processo de solicitação do auxílio-doença.
Nossa equipe está preparada para auxiliar em todas as etapas, desde a conferência dos documentos necessários para dar entrada no auxílio-doença do INSS até o acompanhamento em perícias e possíveis recursos.
Contamos com profissionais qualificados para ajudar você a entender os detalhes do seu caso e a tomar as decisões certas.
Entre em contato conosco para descobrir como podemos apoiar sua jornada de solicitação do auxílio-doença, garantindo que seus direitos sejam respeitados e que você receba o amparo necessário durante o seu período de incapacidade temporária!
Conclusão
Neste conteúdo, explicamos quais são os documentos necessários para dar entrada no auxílio-doença.
Se você está enfrentando problemas de saúde que o impedem de trabalhar, não hesite em buscar o auxílio-doença ou benefício por incapacidade temporária! Esta assistência foi criada para manter o sustento financeiro durante o período de recuperação do trabalhador.
Lembrando que, solicitar tal benefício pode ser mais simples do que parece, quando você tem o suporte certo ao seu lado. Com a documentação adequada e informações corretas, você poderá focar na sua recuperação.
Entre em contato conosco e garanta todo o apoio fundamental para pedir o benefício previdenciário!