fbpx
Telefone (11) 4509-4697 Whatsapp (11) 93146-4697

MEU INVENTÁRIO ESTÁ DEMORANDO MUITO, O QUE FAZER?

Um problema que a maioria dos herdeiros enfrentam durante a partilha de bens é a demora do processo de inventário judicial, que em algumas situações chega a se estender por anos e anos. Mas o que fazer nesse caso?

Para que o processo de inventário possa correr de forma mais rápida, é necessário que todos os bens a serem partilhados estejam com as suas certidões de registro devidamente atualizadas e que em se tratando de valores em espécies, sejam apresentados os extratos bancários.

Dessa forma, não se estenderá o processo para buscar esses bens, não tendo que o próprio juiz oficie à bancos e cartórios solicitando documentos adicionais.

Outra causa que faz com que o inventário se prolongue, são questões incidentais em processos separados, que muitas das vezes acabam suspendendo o inventário judicial, como por exemplo requerer prestação de contas ao Inventariante. Nesse caso, o importante é dar andamento nessa ação incidental, buscando sua finalização para que o inventário volte a prosseguir.

Por isso, é vital que os herdeiros estejam sempre assistidos por um profissional bem qualificado, que entenda do processo de inventário e proceda a juntada de toda a documentação sem que haja determinação judicial e intimação. Sempre se antecipando dos atos a serem tomadas para haver uma maior celeridade.

Dessa forma, havendo a juntada de toda documentação necessária para partilha e não existindo processo incidental, as partes terão prazos para se manifestar, recolherão o imposto para a transmissão dos bens e o juiz decidirá quanto a partilha.

O inventário é um procedimento especial, com rito próprio, possuindo diversas peculiaridades. Então, para que o seu processo seja menos doloroso e não se prolongue no tempo, nossa equipe se qualificou para te auxiliar em todos os detalhes.

Podemos ajudá-lo?

Mande uma mensagem e descubra como podemos te ajudar.



Como nos Conheceu?
Assunto